O que é Avaliação Institucional

O objetivo deste texto é explicar o que é avaliação institucional, e para que ela serve.

O Sinaes, Sistema de Avaliação Institucional da Avaliação da Educação Superior, foi criado pela lei 10.861 em 2004. É formado por três componentes
principais: a avaliação das instituições, a avaliação dos cursos e a avaliação do desempenho dos estudantes. Avalia vários aspectos, principalmente, o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade e Avaliação dos cursos de graduação.

Os cursos são diretamente avaliados a cada três anos através do Enade, cuja nota compõe o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Outros indicadores que compõe o CPC são: o valor agregado no processo formativo do curso que hoje, basicamente, compara o desempenho dos estudantes no Enem e no Enade, a avaliação que os alunos fazem no período do Enade (organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação) e o corpo docente.

Caso o CPC seja maior o igual a 3 o curso fica dispensado da avaliação in loco para renovação de seu reconhecimento. Caso contrário, ocorrerá a avaliação externa, baseada em instrumento específico, disponível no site do Inep.
A média dos CPC´s e a avaliação da pós-graduação strictu senso, compõe o
Índice Geral de Cursos (IGC).

Tanto o CPC´s dos cursos, quanto o IGC, são divulgados anualmente pelo Inep.

As instituições passam ainda pelo recredenciamento institucional, independentemente do valor de seu IGC, e recebe visita in loco por instrumento
específico, disponível no site do Inep.

Todas as avaliações podem ter uma prévia interna, isto é, um bom projeto de autoavaliação, conduzido pela CPA, pode indicar pontos de melhoria que, certamente, implicarão numa boa avaliação pelos processos conduzidos pelo Inep.

Equipe AvaliEducação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *